quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Enviar as 10 primeiras fotos para o Shutter

Após cadastro aprovado é a hora de enviar as 10 primeiras fotos para o seu ativar sua galeria. Esse primeiro contato fotográfico com o Shutter é muito importante, as fotos precisam ser selecionadas de acordo com as "normas" que eles impõe. E que serve para os demais bancos de imagens existentes. Uma coisa é certa: eles são exigentes e são mais expertos do que a gente, pode acreditar nisso.

Com o tempo você irá perceber que precisa fazer fotos que agradem aos outros e não a si próprio. As vezes aquela foto que você envia e acha que não vai vender nada, acaba bombando. Então é legal seguir alguns passos, pelo menos nesse primeiro contato com o Shutter para não ter nenhuma decepção. Pois caso a ativação da sua galeria não seja aceita, você terá que esperar 30 dias para enviar as 10 fotos novamente. Para ter uma idéia, olha meus números dos 30 primeiros dias do meu cadastro:

MONTH TOTALS: 147 downloads u$36.75

Olha o que você irá perder por não ter um pouco de paciência.

Algumas dicas para selecionar as 10 primeiras fotos:

1) Evite ao máximo fotos de paisagem, eles raramente aceitam.

2) Vai ser dificil ser aprovado uma foto que apareça só cães e gatos, eles tem muitas já.

3) Evite nesse primeiro contato fotos que apareçam o rosto de pessoas, mesmo que seja você. Pois se aparecer rosto é necessário preencher um formulário onde as(os) modelo(s) terão que assinar, junto a uma testemunha. Deixe esse tipo de foto quando você tiver mais experiência com o site.

4) Caso sua foto apareça marca ou modelo, apague usando o Photoshop. Eles não aceitam fotos que apareçam marcas ou símbolos das marcas. Exemplo: um tênis com 3 listras paralelas, eles não irão aceitar. Teclado onde aparece a tecla do Windows (a que fica entre o ALt e Ctrl). Apague essas marcas usando o Photoshop.

5) Caso tenha uma foto que você acredite ser bacana. Faça uma busca no próprio site do Shutter, veja as similares e se pergunte: "a minha é melhor ou pode ser concorrente?"

6) Evite ISO alto, excesso de ruído é um dos maiores motivos para rejeitar fotos.

7) Não aplique nitidez, caso a imagem tenha pouca nitidez ela não serve para ira para a sua galeria.

8) Usar filtros de correção de cor, ou saturar uma imagem para ela parecer mais atraente, não funciona. Mande a foto original que ela tem maior chance de ser aprovada.

9) Exposição, precisa estar perfeita. Estouros em excesso no objeto principal não são aceitos.

10) Uma coisa bem importante: olhe a sua foto em 100% pois será assim que eles irão olhar para aprovar ou não. Veja os detalhes, veja se o ruído está muito ruim, aberração cromática, seja exigente consigo próprio!!

11) Se for fazer fotos de objetos com fundo branco, procure deixar o fundo branco branco. Um macete que eu uso e que é aceito pelo shutter é branquear o fundo. Veja exemplo:

foto: raulsouza

Como faço para corrigir: no Photoshop use o dodge (letra O) - menu superior escolha hightlights em torno de 20% e passe na partes que é para ficar branco branco.


Agora vem as tags, tenho uma dica legal para isso, mas vou deixar para um outro post. Tags e descrição SEMPRE EM INGLES. Usando o exemplo acima das alianças: procure no Shutter por "wedding rings" veja qual ou quais as fotos que mais lhe agradam e copia as tags que tenham mais a ver com a sua imagem. Mínimo de 5 e máximo de 50. Pode ser mais fácil? hehehe

BOA SORTE!!!!!!!!!!

3 comentários:

Guilherme Pedroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Pedroso disse...

se não é recomendado foto de paisagens nem de humanos nas primeiras 10 fotos, o que seria recomendado? produtos?

e um conselho, quando vc for por link pro shutterstock aqui no blog com referee incluso, por favor informe. É uma falta de respeito se aproveitar do "CLIQUE AQUI" e não informar as pessoas disso.

Matheus Moreira disse...

Muito bom cara, parabéns! Excelentes dicas! E não ligue para os malas que comentam.